13 / 06 / 2025 - 14h39
Ex-ministro Gilson Machado é preso pela PF em Pernambuco
O ex-ministro Gilson Machado, que ocupou a pasta do Turismo no governo de Jair Bolsonaro (PL), foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (13), em Recife (PE). O pernambucano teria atuado para tentar emitir um passaporte português em maio de 2025 para o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente e delator no inquérito que apura tentativa de golpe de Estado em 2022.
 
A assessoria do ex-ministro informou que aguarda posicionamento do jurídico de Machado para emitir nota sobre a prisão. A defesa de Cid afirmou que a Justiça chegou a expedir um mandado de prisão contra o militar, mas a ordem foi revogada antes do cumprimento. Bolsonaro e Cid são réus na ação penal da trama golpista e passaram por interrogatório nesta semana pelos ministros Alexandre de Moraes e Luiz Fux e pelo procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, em sessões no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Quem é Gilson Machado?
 
Gilson Machado ganhou destaque na política quando se aproximou do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o nomeou para assumir o Ministério do Turismo em 2020 após a demissão de Marcelo Álvaro Antônio (PSL). Antes disso, Machado ficou conhecido por participar das lives semanais do ex-presidente durante o pico das mortes pela Covid-19 na pandemia, quando apareceu tocando sanfona.
 
Gilson Machado foi ministro do Turismo de 2020 a 2022 e também ocupou a presidência da Embratur. Concorreu aos cargos de senador em 2022 e de prefeito de Recife em 2024, mas não se elegeu.
 
Antes de ingressar na política, Gilson Machado atuou como músico e proprietário de pousadas e hotéis. Ele é sanfoneiro da banda de forró Brucelose, uma das atrações confirmadas na programação do São João 2025 em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, no dia 24 de junho.
 
Redação
Publicidade