05 / 06 / 2025 - 11h22
Deputado Tiago Vasconcelos apresenta projeto de lei para eliminar fios irregulares

O deputado Tiago Vasconcelos (MDB) apresentou na última terça-feira (03) durante os avisos da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), um projeto que propõe medidas para eliminar os acúmulos de fios irregulares nas redes.

 

Esse projeto consiste em uma lei que obriga as concessionárias de energia elétrica e de telecomunicações a removerem fiação excessiva, sem uso ou equipamentos inservíveis de postes localizados em vias públicas do estado. Também determina que a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sejam notificadas oficialmente sobre as irregularidades, em conformidade com iniciativas semelhantes já em tramitação no âmbito federal.

 

"Conseguimos atestar, com base em denúncias e apelos da população, que há um acúmulo de fios soltos e sem utilidade em diversos pontos da cidade. Só em Teresina, nossa equipe mapeou quase 30 locais com esse problema. Isso compromete a estética urbana, mas o mais grave é o risco de acidentes. Nossa maior preocupação é com a segurança das pessoas”, afirmou o parlamentar.

 

 

Segundo Tiago, os fios soltos podem causar acidentes principalmente entre pedestres e motociclistas, podendo causar choques ou até mortes. O projeto foi lido no expediente da semana passada e agora tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Agora a expectativa é de que o projeto seja colocado em votação em plenário nas próximas semanas.

 

“O que a gente quer é que as concessionárias sejam responsabilizadas e que o poder público atue com mais rigor. Essas empresas só vão tomar providências se forem cobradas e penalizadas. É nosso dever legal fazer essa cobrança, e vamos continuar firmes nesse propósito”, completou Tiago Vasconcelos.

 

Redação

Publicidade