10 / 04 / 2025 - 11h39
Prefeitura sanciona lei que proíbe uso de "kadron" em Teresina
O prefeito de Teresina, Silvio Mendes, sancionou, na última segunda-feira (07), a lei que proíbe a emissão de ruídos excessivos por escapamentos de motos e carros nas ruas e avenidas da capital. A sanção foi publicada na edição de quarta-feira (09) do Diário Oficial do Município.
 
A Lei Municipal Nº 6.190/2025 sancionada pelo chefe do executivo é de autoria do vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT). O projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Teresina em março de 2025, e visa proibir dispositivos que intensificam o barulho emitido pelos escapamentos – entre eles, a remoção de silenciadores e catalisadores e a instalação de escapamentos esportivos, conhecidos como "kadron".
 
O texto prevê ainda que a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fiscalize os veículos. Em caso de descumprimento, os motoristas podem pagar multa e ter o veículo retido.
 
Os escapamentos conhecidos como kadrons são dispositivos modificados ou adaptados, geralmente em motocicletas, que aumentam o volume do ruído emitido pelo veículo. Esses escapamentos causam poluição sonora e desconforto em áreas urbanas, e são proibidos pelas leis que regem o trânsito no Brasil.
 
Fonte: G1 Piauí
Publicidade