08 / 04 / 2025 - 11h29
200 toneladas de terra são removidas após derramamento de óleo

Cerca de 200 toneladas de solo contaminado por resíduo de óleo estão sendo removidas no entorno da BR-343, em Piripiri (PI), após uma carreta que transportava óleo diesel tombar na última quarta-feira (02).
De acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o trabalho de remoção do solo contaminado só foi iniciado após a transferência do óleo residual para outro tanque e a retirada do veículo do local. A operação inclui raspagem do terreno e reconformação da área afetada, com fiscalização realizada por técnicos da pasta.
Renato Nogueira, auditor fiscal ambiental da Semarh e especialista em acidentes com produtos perigosos, explicou que a estimativa de contaminação varia entre 150 e 200 toneladas de terra. ” O material está sendo removido e terá destino ambientalmente adequado. Após a conclusão dos trabalhos, faremos nova vistoria para avaliar a eficácia das ações “, afirmou.
A Semarh também constatou que um curso d’água nas proximidades, a cerca de 500 metros do local do acidente, não apresenta indícios de contaminação até o momento. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou que não tem a previsão de término do serviço de remoção.
Fonte: G1 Piauí
Publicidade

