29 / 03 / 2025 - 11h42
Machismo: Vereadoras têm projetos de valorização da mulher rejeitados

Em meio à crescente luta das mulheres por representatividade e políticas públicas efetivas em Miguel Leão (PI), duas propostas apresentadas pelas vereadoras Lívia Rodrigues e Jéssica Caroline foram rejeitadas pela maioria da Câmara Municipal. Os projetos, voltados à valorização e à proteção das mulheres, simbolizam um esforço concreto na busca por equidade de gênero na cidade.
O primeiro projeto, intitulado “Mulheres de Destaque”, previa o reconhecimento oficial de mulheres que desempenham papéis de protagonismo na história do município, contribuindo para o fortalecimento da memória coletiva e da valorização feminina. Já o segundo projeto, denominado “Dona de Mim”, propunha a criação de uma rede intersetorial de proteção para mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de negligência, abandono e diversas formas de violência.

Apesar da relevância das iniciativas, ambas foram rejeitadas pelos vereadores Mauro Junho, João Noronha, Oziel, Genivaldo Júnior e Elisvaldo de Sousa, que disseram NÃO em bom tom para as mulheres do município de Miguel Leão através das suas representantes.
A não aprovação dos projetos apresentados pelas vereadores trata-se de uma questão pessoal por não tolerarem as duas únicas mulheres eleitas pela população de Miguel Leão.
A luta das mulheres de Miguel Leão por políticas públicas mais justas e inclusivas continua, assim como a luta contra o machismo, agora marcada por mais um episódio de resistência institucional. O machismo que é um sistema de crenças que defende a superioridade do homem sobre a mulher. É uma forma de discriminação sexista e misógina trás um retrocesso para as conquistas das mulheres perante as diversas políticas públicas, repudiam as vereadoras.

A mobilização feminina no município, no entanto, permanece firme. Lívia Rodrigues e Jéssica Caroline reafirmaram seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e prometeram continuar apresentando propostas que visem a construção de uma cidade mais igualitária e segura para todas.
Publicidade

