A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem trabalhado arduamente para melhorar a situação dos hospitais, UPA’s, maternidades e unidades básicas de saúde da capital. A pasta está com uma força-tarefa focada na arrecadação e na busca por materiais e equipamentos.
Nesta sexta-feira (17), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) não registrou nenhum cancelamento de cirurgias ortopédicas.
“Estamos avançando com algumas reorganizações internas para garantir que tenhamos 100% de efetividade no centro cirúrgico, sem cancelamentos de cirurgias por falta de material. Conseguimos ontem um excelente resultado e acredito que essa será a realidade assim que a compra emergencial for finalizada, garantindo os insumos necessários”, destacou a diretora-geral do HUT, Aranucha Brito.
“Em relação aos materiais essenciais para as cirurgias ortopédicas, estamos avançando e trabalharemos incansavelmente para garantir todos esses materiais necessários para que as cirurgias possam ser realizadas. O HUT tem equipe técnica de excelência e capacidade operacional para atender todas essas demandas, faltavam as condições ideais e a direção reafirma o compromisso de, em curto tempo, manter o HUT funcionando em sua plena capacidade”, afirma Aranucha.
Gina Nogueira, diretora de Assistência Hospitalar da FMS, detalha o trabalho que vem sendo feito para garantir os insumos.
“Até agora, temos trabalhado muito com empréstimos, incluindo ações de diversos órgãos e até da rede privada, enquanto o processo de compra emergencial, que já está em andamento, seja concluído. Acredito que até a próxima semana esse processo será finalizado. Com a conclusão dessa etapa, todas as unidades irão receber os medicamentos e materiais necessários”, afirmou.
Gina destaca ainda que as forças-tarefa têm trabalhado a todo vapor.
“Graças a esse esforço de manutenção e à colaboração de muitas pessoas, conseguimos zerar a fila de cancelamentos da ortopedia, o que não acontecia há muitos anos. Nenhuma cirurgia foi cancelada ontem. Poderíamos ter realizado mais procedimentos. Além das cirurgias programadas, todas as cirurgias de urgência também foram realizadas, sem nenhum cancelamento por falta de material, medicamentos ou profissionais”, comemora.
A diretora afirmou ainda que as demandas dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), que há muito tempo não recebiam medicamentos, já estão sendo atendidas.
A FMS tem se concentrado também na limpeza e na recuperação do teto das unidades de saúde espalhadas por Teresina. A diretora comentou também que a higiene tem recebido atenção especial.
“Em relação à limpeza, que pode parecer simples, a empresa responsável tem se saído bem, com os diretores das unidades e hospitais liderando os processos. Ao entrar nos ambientes hospitalares, já é possível perceber uma grande melhora na higiene, organização e no serviço prestado. Ainda há muito a ser feito, mas estamos avançando”, destacou.
O trabalho com as estruturas que auxiliam pacientes com deficiência também tem recebido atenção especial. Estão sendo feitos planejamentos para o atendimento de pacientes com autismo e outras condições.
A Maternidade do Buenos Aires terá, nesta semana, a regularização dos testes do olhinho e da linguinha. Dessa forma, a unidade contará com todos os testes de triagem neonatal.
Fonte:Secom