O papa Francisco, 88 anos, sofreu uma contusão no antebraço direito depois de cair em sua residência na Casa Santa Marta nesta 5ª feira (16.jan.2025). O Vaticano informou que o líder religioso não sofreu fratura, mas está com o braço imobilizado por precaução. Apesar do acidente, o papa continuará a cumprir a agenda programada, confirmou o Vaticano. Entre os compromissos do líder religioso desta 5ª feira (16.jan) estão audiências com a presidente do Comitê Mundial para a Segurança Alimentar, Nosipho Nausca-Jean Jezile, e o presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Alvaro Lario.
Diferentemente de outros líderes da Igreja Católica, Francisco fala abertamente sobre seus problemas de saúde, cirurgias e procedimentos médicos que realiza. A transparência do papa contrasta com a tradição do Vaticano, que historicamente não costuma tratar das complicações de saúde dos líderes da igreja.
O principal problema que afeta o papa é a redução da mobilidade. O pontífice utiliza uma cadeira de rodas por causa de uma artrose nos joelhos, além de um problema no espaço intervertebral entre a 4ª e a 5ª vértebras lombares que causa dores no quadril e nas costas. Francisco também teve problemas intestinais, o que o obrigou a realizar uma cirurgia que removeu parte do cólon, em tratamento para diverticulite.
Fonte:Poder360